sexta-feira, 22 de abril de 2011

Por que se come peixe na Sexta-feira Santa??

" A Sexta-Feira Santa,ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa.
É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Nas igrejas católicas não é rezada nenhuma missa, em sinal de meditação, luto e de dor."



Por Que Não Se Come Carne Na Sexta-Feira Santa?


A tradição católica de não consumir carne vermelha na Sexta-feirada Paixão é bem antiga, remonta ao século IV e, já no final do século XI, encontramos o papa Urbano II, definindo a abstinência de carne vermelha como prática de penitência.




Esta prática tem a ver com costumes antigos, até mesmo anteriores ao nascimento de Cristo. Acreditava-se que o sangue continha a alma das pessoas e dos animais.


O costume de não comer carnes de animais cuja morte se dá pelo derramamento ostensivo de sangue – tal como sucedeu a nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu na cruz, vertendo todo seu preciosíssimo sangue – foi assumido pelo Cristianismo como forma deser evitado o contato com o sangue, elemento que recorda o sacrifício deCristo; então, o peixe torna-se uma opção no consumo de carne, por ser um animal cujo sangue não aparece tão ostensivamente.


A tradição já foi seguida por muitos durante os 40 dias anteriores à Páscoa, isto é, durante toda a Quaresma.

Atualmente, encontramos dentre os Mandamentos da Igreja a norma da abstinência de carne, como preparação para festas litúrgicas;por exemplo, a Páscoa da Ressurreição do Senhor.





O peixe, além de saboroso, é um alimento leve, rico em proteínas, saisminerais, vitaminas e gorduras. Substituir a carne vermelha pelo peixe duas vezes por semana pode fazer uma grande diferença para a saúde, prevenindo enfartes e melhorando o controle imunológico nas reações inflamatórias. O ideal é consumir o alimento grelhado ou cozido e não frito.


As vitaminas mais encontradas nopeixe são a A, B (B1 e B2) e a D. O tão conhecido ômega 3, tipo de gordura encontrado em alguns peixes marinhos como o salmão, bacalhau e atum, entre outros, reduz o nível de colesterol e triglicerídios na corrente sanguínea,além de exercer um certo controle sobre a pressão arterial.


Peixes estragados podem ocasionar diversos tipos de intoxicação alimentar e a conservação correta é muito importante. No congelador podem ser guardados de um a dois meses se forem peixes gordos, e de três a quatro se forem magros.


Seguindo os cuidados desde a comprado peixe até o seu consumo, use e abuse da imaginação na escolha dos temperos e acompanhamentos.

 Fonte: usemaquiagem.blogspot.com

Nenhum comentário: