sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Livro - Lobos do Mar







Eu sinceramente não lembro da regata citada neste livro (e olha q não faz taaaanto tempo assim...)..
Mas mesmo assim, resolvi me aventurar nesse livro..
E sabe q essa palavra tem tudo a ver mesmo? É uma aventura à cada virar de páginas..
Assim como a contra-capa diz, você consegue sentir a água salgada espirrando em seu rosto...

Pra quem tá a fim de começar a ler algo bacana e de fácil linguagem, eu SUPER indico...



Resumo do livro: LOBOS DO MAR
Depois de se tornar o maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, ganhando cinco medalhas - sendo duas delas de ouro -, Torben Grael decidiu realizar o sonho de todo velejador: participar da regata de volta ao mundo (ai que tudo... tb quero)...

No dia 5 de novembro de 2005, Grael embarcou na maior aventura de sua bem-sucedida carreira. Foi nessa data que começou a última edição da mítica regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race, que ele disputou a bordo de um superveleiro construído no Brasil, o Brasil 1. 

O ponto de partida foi o cais de Vigo, na Espanha. Nove meses e 31.250 milhas náuticas depois, o velejador e sua tripulação cruzavam a linha de chegada da competição, em Gotemburgo, na Suécia, em clima de apoteose.
 
"Lobos do Mar" narra essa aventura, que foi acompanhada por milhares de brasileiros (eu não lembro... :/) e durou nove meses. Mares revoltos, acidentes, ondas gigantes, temperaturas extremas...Nesse período, Torben e os outros tripulantes enfrentaram obstáculos de todos os tipos, chegando a ficar cara a cara com a morte em alguns momentos.
As muitas dificuldades, no entanto, não impediram Torben de fazer história. Aliando sua vasta experiência no mar com muita garra, ele provou que os brasileiros também sabem brilhar em regatas de oceano. Lobos do Mar acompanha toda a jorna-da de Torben e de seus companheiros de volta ao mundo. Da criação do Brasil 1 ao pódio... mais do que um raio-x de um evento esportivo único, o livro é um relato emocionante da luta de um grupo de homens para superar os seus limites.


Taí um trechinho pra deixar com vontade de quero mais:



“Quanto mais caprichávamos nos ajustes das velas e na tocada do barco, mais as coisas ficavam assustadoras. O Brasil 1 agora velejava a incríveis 30 nós, a velocidade de cruzeiro da maioria das lanchas em mar liso. Os homens já completamente exaustos e molhados tinham trocado a feliz sensação de começar a regata por uma emoção difusa entre a excitação da adrenalina e a preocupação com a integridade do veleiro. Eu apenas assistia ao espetáculo de frio, dor, espuma, sal e aceleração que nosso barco proporcionava a cada solavanco naquela montanha-russa de ondas desajustadas.”


Nenhum comentário: