sábado, 7 de janeiro de 2012

Nova lei regulamenta cabeleireiros

Uma antiga luta dos cabeleireiros e profissionais da estética teve um final feliz: o Projeto de Lei 112/2007 foi aprovado pela Câmara de Deputados. O projeto regulamenta o exercício das profissões de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador. De acordo com Ivan Stringhi, fundador e presidente do Projeto Tesourinha e um dos profissionais que defendeu a aprovação do projeto e participou das mobilizações por sua aprovação, a lei beneficiará mais de três milhões de cabeleireiros que atuam em institutos de beleza no Brasil.

 
Para entrar em vigor o projeto precisa ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. “A luta pela regulamentação baseia-se em dois pontos fundamentais: educação e saúde. Os profissionais que atuam em salões de beleza, hoje, não são obrigados a apresentar diplomas certificando sua função. Assim, os cabeleireiros sem cursos de especialização desconhecem procedimentos de higiene e saúde, indispensáveis na profissão para garantir segurança para os clientes, além de não terem direito aos benefícios dos trabalhadores em regime da Consolidação das Leis do Trabalho”, explica Ivan.





O que muda após a lei ser sancionada


De acordo com a proposta, só poderá exercer as atividades de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador quem:

- Tiver concluído o ensino fundamental;

- Possuir habilitação específica legalmente reconhecida, fornecida por entidade pública ou privada;

- No caso de não se enquadrar nas condições anteriores, atuar profissionalmente nessas áreas há pelo menos um ano, contado da data de publicação da lei.

- A proposta assegura a possibilidade de revalidação de diploma estrangeiro, fornecido por cursos equivalentes aos exigidos no Brasil;

- Com a lei, os profissionais são obrigados a cumprir as normas sanitárias através da esterilização de materiais e utensílios utilizados nos atendimentos.


Pra começar a valer, pra valer, a Presidenta Dilma, precisa 'canetear' a coisa...

É esperar pra ver!!


Fonte: Mix-Use

Nenhum comentário: